Notícias

07 out

5 Dúvidas sobre exame de raio-x

uniero-blog-5-duvidas-sobre-exame

O exame de raio-X é comumente recomendado para analisar a existência de possíveis lesões ou doenças nas mais diversas regiões do corpo. Mas apesar de ser bem conhecido, existem muitas dúvidas relacionadas a esse tipo de procedimento, e por isso, resolvemos esclarecer algumas delas, confira:

 

1) Crianças podem realizar esse procedimento?

Geralmente, as doses usadas para o raio-X são seguras e não oferecem riscos à saúde da criança. O problema está quando esse tipo de procedimento é feito frequentemente, uma vez que pode haver acúmulo de dose de radiação.

 

2) Quais as recomendações para o paciente durante o exame? 

O uso de protetores de tireoide e coletes é obrigatório, pois são capazes de diminuir consideravelmente a radiação. Lembrando que o protetor de tireóide, é utilizado em casos de radiografias intra orais.   

 

3) Grávidas correm algum risco de saúde?

Na maioria das vezes, a radiografia não expõe o feto à radiação, com exceção do raio-X abdominal. De qualquer modo, a quantidade não apresenta perigo para a saúde da mãe ou bebê. 

 

4) É preciso tirar alguma peça de roupa para a realização do raio-X?

Dependendo da região que será examinada, se faz necessária a retirada de roupas e acessórios que possam vir a interferir na análise das imagens.

 

5) A radiografia é perigosa? 

A radiação recebida pelo paciente não é suficiente para causar danos à saúde, além de ser indolor. Vale ressaltar que o exame precisa seguir as regras de biossegurança.     

 

Continue acompanhando as nossas redes sociais para ter acesso a mais conteúdos como esse.

 

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade