Notícias

17 mar

Aftas: causas e sintomas

Uniero - blog - afta
As aftas são pequenas úlceras que surgem no interior da boca. Elas podem ter diversos tamanhos e são caracterizadas por uma coloração branca cercada por uma área avermelhada. As aftas são muito dolorosas e podem interferir na masticação.
 
Embora ainda não se saiba exatamente o que causa as aftas, sabemos que elas não são contagiosas. O surgimento das aftas pode estar relacionado a má higienização bucal e ao uso de próteses ou aparelhos ortodônticos mal encaixados. Outro fator de risco para as aftas são as doenças do aparelho digestivo, que acabam favorecendo a acidez na boca.
 
As aftas podem ser facilmente confundidas com outras lesões bucais, como herpes e candidíase, ou podem ser um sinal de alerta para outras doenças mais graves, portanto, o paciente deve procurar um especialista caso: as aftas sejam muito grandes; as crises de aftas forem frequentes; seja muito difícil deglutir; haja dor que não melhora com analgésicos comuns; as lesões durem mais de duas semanas; surjam lesões nos lábios.
 
Geralmente, não há a necessidade de realizar tratamentos para as aftas, pois na maioria dos casos ela desaparece sozinha. Caso o problema seja muito incomodo, seu dentista ou médico poderá receitar uma analgésico.
 

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade