Notícias

10 ago

Alzheimer e doença periodontal podem estar relacionadas.

Uniero---Blog---Saúde-bucal-e-sua-relação-com-o-mal-de-Alzheimer-e-doenças


De acordo com estudo publicado no Journal of Alzheimer’s Disease, o mal de Alzheimer pode estar relacionado com a má higiene bucal e a doença periodontal.


OS pesquisadores da Escola de Medicina e Odontologia na University of Central Lancashire (UCLan) na Inglaterra, foram pioneiros em apontar uma possível relação entre as bactérias que causam gengivite e o mal de Alzheimer. No estudo foram avaliadas amostras de cérebro doadas por 10 pacientes com a doença e 10 pacientes sem. Sendo que nos pacientes que sofriam do mal do Alzheimer foram encontrados indícios da presença de Porphyromonas gingivalis, uma das bactérias causadoras da doença periodontal.


Os especialistas acreditam que devido ao sangramento da gengiva, que ocorrem quando a pessoa possui gengivite ou periodontite, as bactérias acabam entrando em contato com a corrente sanguínea e se alojar em outros órgãos do corpo. E essas bactérias acabam matando as células do cérebro.


Como foi um estudo pequeno, ainda não é possível confirmar de fato que as doenças estejam relacionadas. Mesmo porque, é possível que as pessoas que mal de Alzheimer não tenham uma higiene adequada e por isso a doença periodontal se desenvolve.


De toda a forma é extremamente importante manter uma boa higiene bucal e visitar o dentista regularmente, a cada seis meses, pelo menos.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade