Notícias

29 jun

Conheça a história da Radiografia

Uniero - Blog - História da Radiografia

A Radiografia revolucionou a medicina e, atualmente, possibilita a precisão de diagnósticos realizados por médicos e por dentistas. Grandes avanços na área da saúde não seriam possíveis sem esta descoberta, mas você sabe quem iniciou esta história?

No dia 8 de novembro de 1985, o físico alemão Wilhelm Konrad Roentgen descobriu a existência e a produção da radiação X, enquanto realizava experimentos com descargas elétricas em gases rarefeitos.

Naquela época, outros cientistas já produziam essa radiação durante suas experiências, mas não tiveram o mérito de reconhecê-la. Willim Crooks, físico e químico inglês, por exemplo, acreditava que os filmes fotográficos que ficavam inutilizáveis após a exposição à radiação X eram de má qualidade.

A primeira radiografia do mundo foi realizada no dia 22 de dezembro de 1895. Roentgen fez uma tomada radiográfica da mão de sua esposa, Anna Bertha Roentgen, por cerca de 15 minutos.

A descoberta do raio X rendeu ao cientista o prêmio Nobel da física em 1901. Além disto, proporcionou uma grande revolução na medicina e no diagnóstico por imagem.

Desde aquela época, os cientistas já sabiam que a superexposição ao raio x poderia ser prejudicial à saúde, por isso, a técnica foi amplamente estudada e aperfeiçoada, possibilitando a diminuição do tempo e da quantidade de exposição nas tomadas radiográficas.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade