Notícias

08 set

Conheça os problemas bucais comuns após os 50 anos

Uniero_-_Blog_-_O_que_muda_após_os_50

 

Uma boa higiene bucal e cuidados básicos hoje trazem benefícios à longo prazo, como dentes e gengivas saudáveis durante toda a vida.

A partir dos 50 anos, os dentes ficam mais sensíveis e vulneráveis à problemas dentários e é nesta fase que os cuidados devem ser redobrados. Primeiramente, é preciso garantir uma boa digestão dos alimentos, contribuindo para a saúde geral, dentro e fora de casa.

Uma outra recomendação está no cuidado com a dieta. Ela deve ser construída à base de carnes, frutas, verduras, legumes, cereais e fibras. É recomendado também, evitar o consumo exagerado de doces e refrigerantes, sem esquecer de ingerir dois litros de água por dia.

Por outro lado, a falta de cuidados com a saúde bucal pode causas diversos problemas:

 

  • Cáries

 

Pacientes de todas as idades podem ter cárie, o que muda é a natureza dela em cada faixa etária. A partir dos 60 anos, a cárie se aglomera na raiz do dente, quando a gengiva retrai, expondo a superfície macia do dente, raiz, que é mais suscetível à cárie do que o esmalte dentário.

 

  • Sensibilidade dentinária

 

Com o passar do tempo é comum haver retratação gengival, ou seja, a sensibilidade pode se agravar. Tornando-se particularmente dolorida quando atingidas por alimentos e bebidas quentes ou frias.

 

  • Boca seca

 

Conhecida pelos especialistas como herostomia, o efeito de boca seca acontece quando o fluxo de saliva diminui. A causa pode ser o uso de diversos medicamentos ou a realização de radioterapia na cabeça ou no pescoço.

 

Concluímos que para chegar à terceira idade com dentes bonitos e saudáveis são necessários alguns cuidados básicos e constantes desde a infância.

Em caso de dúvidas procure um especialista ou entre em contato conosco clicando aqui.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade