Notícias

19 out

Creme Dental

Uniero---Blog---Compostos-da-pasta-de-dente


Extremamente importante para os cuidados com a saúde bucal, a pasta de dente é um produto que está sempre presente no nosso dia a dia, mas você já parou para pensar em como ela é feita?

Registros indicam que o primeiro produto dental da história foi produzido no Egito a cerca de 4 mil anos, e era composto de pedra pomes triturada e vinagre.Desde então foram produzidas diversas outras fórmulas de cremes dentais. Alguns manuscritos, por exemplo, revelam que no século XVII na América, os cremes dentais eram feitos de pão queimado. Já no século XIX, a pasta de dentes, feita de sal ou giz tornou-se bastante popular no Reino Unido.

Porém, foi só em 1850 que algo mais próximo ao que conhecemos foi surgir, neste ano, o dentista americano Washington Sheffield produz um pó para limpar os dentes que se tornou muito popular entre os seus pacientes, e aos poucos esse pó foi aperfeiçoado, nascendo assim o Creme Dentifrício Dr. Sheffield, que pode ser considerado a primeira pasta de dentes.
Hoje em dia os cremes dentais têm componentes para auxiliar não só no clareamento dos dentes, mas também na prevenção de problemas bucais. Confira alguns componentes e suas funções:
Abrasivos: Responsáveis pela limpeza e polimento dos dentes, causando aquela sensação de “dentes brancos”


Flavorizantes: São os agentes responsáveis pelo ‘’bom hálito’’. Os flavorizantes podem atingir a sensibilidade na mucosa da boca, provocando queimação em alguns casos. É recomendável que o paciente mude de creme dental até encontrar um produto que não ataque o tecido bucal.

Detergentes:
Os detergentes trabalham facilitando a limpeza e removendo os resíduos dos dentes. A principal substância é o lauril sulfato de sódio (LSS), com componentes emulsificantes, espumógenos e solubilizantes.

Princípios Terapêuticos:
Ajudam no combate das doenças nos tecidos bucais.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade