Notícias

25 jun

Exames radiológicos auxiliam no diagnostico do câncer?

O surgimento da tomografia computadorizada e da radiologia digital beneficiou tratamentos relacionados à saúde bucal, uma vez que os pacientes começaram a contar com um tratamento mais rápido, seguro e confortável. O dentista também foi favorecido, já que essas novas tecnologias permitem a ele uma visualização mais ampla por diversos ângulos da região analisada.

Através dos exames radiológicos o profissional consegue identificar tumores cancerígenos ou não, que estão localizados no tecido ósseo. Os exames intra e extra oral também tornam viável a identificação de outros tumores, tais como os presentes em tecidos moles dentro ou fora da região oral.

A tomografia é um método eficiente para detectar lesões cancerígenas em tecidos duros na região buco-maxilo-facial, sendo recomendado, inclusive, que o profissional solicite, em alguns casos, a realização de biópsias e exames histopatológico, com o objetivo de analisar os tipos de células presentes na lesão.

É importante que as patologias sejam diagnosticadas de maneira precoce para que o paciente seja rapidamente direcionado a um especialista, seja este um cirurgião buco-maxilo-facial, cirurgião de cabeça e pescoço, otorrinolaringologista ou um oncologista, a fim de aumentar assim, as suas chances de cura.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade