RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

Radiografia Periapical

O que são Radiografias Periapicais?

A Radiografia Periapical é uma técnica intrabucal, ou seja, a obtenção da imagem é realizada no interior da cavidade bucal. Essa técnica possibilita o detalhamento dos elementos dentais, como coroa, câmara pulpar, raiz e canal radicular. Também é possível visualizar os tecidos adjacentes.

Quais são as vantagens?

Baixa dose de radiação à qual o paciente é exposto, simplicidade na execução do exame e possibilidade de se obter radiografias iguais em períodos diferentes, pois os exames são padronizados.

Como é realizada?

Existem duas técnicas de Radiografias Periapicais: a Bissetriz e o Paralelismo. Durante o exame o paciente é posicionado conforme a área de interesse da tomada radiográfica. Em ambas as técnicas, o conhecimento do profissional é essencial para que os ângulos de incidência do feixe de raios X sejam direcionados corretamente e para que o paciente seja instruído devidamente quanto ao posicionamento da cabeça.

Para que esse exame é indicado?

As Radiografias Periapicais permitem diagnosticar alterações nas estruturas do dente, como: anatomia dental, alterações coronárias, cáries que podem não ser perceptíveis no exame clínico, nódulos pulpares, anomalias de desenvolvimento, lesões periapicais, dentre outros. O exame é de grande valia, principalmente para a Endontia.

Selecione uma cidade