16 nov
Primeiro dente do filho. O que esperar?
O nascimento dos primeiros dentinhos é muito incômodo e na maioria das vezes, muito doloroso para o bebê, o que gera muita preocupação nas mães.
Não existem padrões exatos para a formação da dentição, cada um desenvolve num período. Geralmente os primeiros dentes nascem entre o 4º e o 7º mês, começando pelos dois dentes da frente da parte inferior.
Os sintomas variam de criança para criança, os mais comuns são:
– Irritabilidade
– Aumento na produção de saliva
– Tosse
– Desejo de morder coisas
– Inflamação nas gengivas
– Dificuldade para dormir e comer
– Febre
– Diarréia
Nem sempre eles aparecem juntos, então precisamos ficar atentos aos sinais que o bebê dará, para verificarmos se há algum pontinho de dentição à vista e tomarmos as devidas precauções.
A dor pode ser aliviada com água gelada, mordedores ou frutas frescas. O gelado ajuda a diminuir a inflamação e o aliviar a agonia da coceira.
Desde o primeiro mês, é de extrema importância a higiene bucal. As mães são instruídas limpar a gengiva do bebe com os dedos enrolados numa gaze, para remover os resíduos de leite que podem desenvolver placa bacteriana. Com o nascimento dos dentinhos, esse cuidado deve ser redobrado e intensificado, a cada refeição a mamãe deverá fazer esse procedimento.
Após o nascimento dos primeiros dentes, a criança deverá ser acompanhada por um dentista juntamente com o pediatra.
A Uniero Radiologia é uma clínica de diagnóstico odontológico por imagem especializada em exames de alta qualidade de imagem, com resultados precisos para um perfeito diagnóstico. Para mais informações, entre em contato com a Uniero.
RECEBA NOVIDADES NO EMAIL
DEIXE SEU COMENTÁRIO