Notícias

19 jan

Saiba tudo sobre esmalte dentário

Uniero_-_Blog_-_Tudo_sobre_o_esmalte_dentário

Muito se ouve falar sobre o esmalte dentário, mas poucas pessoas sabem exatamente como ele é constituído. O esmalte dentário é o tecido mais mineralizado do corpo humano, consequentemente o mais duro e é composto em 96% de material mineralizado e apenas 4% de água e materiais orgânicos.

O esmalte do dente é a parte externa de toda a estrutura do dente, que é formada pelo esmalte, dentina, cemento e polpa. O esmalte dentário é um tecido translúcido, e a sua coloração do se dá devido à coloração da dentina, camada seguinte a ele.

O esmalte dentário começa a ser formado quando o bebê ainda está na barriga da mãe, a partir do quarto mês de gestação, em um processo chamado de amelogénese. Esse processo é desenvolvido em duas etapas, onde na primeira, o material começa a ser formado a partir de proteínas e matérias orgânicas, seguido pela segunda etapa, de maturação, onde o esmalte é totalmente mineralizado.

A espessura do esmalte dentário varia de 2 a 3 mm, sendo que seu máximo se encontra nas bordas incisais dos dentes anteriores e nos topos dos posteriores.

A saúde do esmalte pode ser prejudicada devido a agressões externas como falta de higiene bucal correta, excesso do consumo de refrigerantes, bebidas ácidas, bebidas alcoólicas, alimentação pobre em nutrientes e falta de consulta a um dentista.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade