Notícias

29 set

A importância da Radiografia no diagnóstico de osteoporose

uniero-blog-radiografia-da-boca-pode-identificar-sinais-de-osteoporose
O tradicional exame de radiografia panorâmica, que é constantemente solicitado por dentistas para avaliar os ossos e dentes da face, foi constatado como um meio de diagnosticar a osteoporose, uma doença que enfraquece os ossos e pode levar a morte.

Quem identificou isso, foi um cirurgião dentista do Hospital Universitário de Brasília (HUB). Através de estudos, ele percebeu que com o exame tradicional, além de identificar as doenças tradicionais, como: cáries, lesões e infecções é possível perceber a predisposição do paciente a doença.

Por meio de avaliações visuais do desgaste da mandíbula, ele concluiu que pacientes com a parte inferior da mesma mais fina do que o normal têm 15 vezes mais chances de desencadear osteoporose.

Quando a espessura do osso é inferior a quatro milímetros, é considerado uma osteoporose sistêmica, aquela que afeta todos os ossos do esqueleto por igual.

O benefício de diagnosticar essa doença numa radiografia panorâmica, é poder encaminhar o paciente à um especialista em densitometria óssea o quanto antes. Vale lembrar que um exame não substitui o outro ele apenas auxilia no diagnóstico precoce evitando que ela seja percebida apenas quando houverem problemas mais graves.

A Uniero Radiologia Odontológica é referência no diagnóstico odontológico por imagem e está presente em São Paulo, Santos, São Vicente, Praia Grande e Guarujá. Para saber sobre estes e outros assuntos procure seu dentista ou entre em contato conosco.

RECEBA NOVIDADES NO EMAIL

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Selecione uma cidade