O cisto dentígero é definido como uma cavidade revestida com epitélio originário do folículo expandido, localizado ao redor da coroa de um dente impactado na junção amelocementária. O cisto se desenvolve a partir dos remanescentes epiteliais do esmalte, como resultado do acúmulo de líquidos em seus estratos.
O uso complementar da Tomografia de Alta Resolução é importante para delinear a extensão da lesão e sua relação com estruturas adjacentes, o que traz mais segurança à abordagem cirúrgica. Fundamental para o diagnóstico da área dento‐maxilo‐facial, é uma medida rápida, conveniente e necessária que pode ser usada para avaliar a presença e extensão desse tipo de lesão.
Para um correto diagnóstico e o planejamento do tratamento, leva-se em consideração não somente o tamanho do cisto, mas também a idade do paciente e a anatomia de suas estruturas dentárias, informações que só podem ser obtidas através de equipamentos de alta resolução, como o nosso tomógrafo Veraview X800 da Morita, considerado o melhor do mercado.