Delaminação cementária (ou Cemental Tear) é uma condição muitas vezes sub diagnosticada, em virtude da sua difícil observação pelos métodos radiográficos convencionais/bidimensionais, caracterizada pela separação parcial ou total do cemento radicular. Tomograficamente o cemental tear se comporta semelhante à uma fratura radicular.
Usualmente associada à reabsorção óssea/lesões endoperiodontais, a delaminação cementária pode ter origem relacionada ao trauma oclusal, trauma dental ou até mesmo a própria incapacidade orgânica do cemento de se regenerar ao longo do tempo (por ser um tecido avascular).
A tomografia de alta resolução pode ser útil para avaliar a extensão e a localização da delaminação cementária em relação a outras estruturas dentárias, como a polpa e os canais radiculares. Isso é importante para determinar o tratamento mais adequado para a condição, que pode variar desde o monitoramento da evolução do problema até a realização de procedimentos como a cirurgia periodontal ou a endodontia.
Seja um dentista parceiro Uniero e tenha a sua disposição o melhor tomógrafo do mundo para a prática clínica.