O diagnóstico diferencial de inter-relação endo-periodontal entre patologias endodônticas e periodontais representa um desafio único. Desse modo, exige um nível de precisão que só a tomografia de alta resolução pode proporcionar. Este avanço tecnológico é mais do que uma ferramenta diagnóstica; é o caminho para uma compreensão mais profunda e integrada das doenças que afetam tanto o periodonto quanto a polpa dentária.
Além de sua capacidade de distinguir entre essas duas origens, a tomografia desvenda detalhes sutis da anatomia dentária que são fundamentais para um tratamento preciso. Características como canais radiculares acessórios e variações anatômicas, frequentemente ocultas em exames convencionais, são claramente visíveis na tomografia de alta resolução, influenciando diretamente o sucesso do tratamento endodôntico.
Ao avaliar a perda óssea e a condição do ligamento periodontal, a tomografia fornece informações valiosas que impactam decisivamente o tratamento periodontal. E, à medida que o tratamento avança, ela se torna uma ferramenta inestimável para o monitoramento contínuo. Dessa forma, assegura que as intervenções estejam alinhadas com a evolução da condição do paciente.
Na Uniero, integramos a tomografia de alta resolução como um elemento chave diagnóstico. Assim sendo, oferecemos aos dentistas a clareza e a profundidade de análise necessárias para navegar com sucesso na complexa inter-relação endo-periodontal.