





Mitos sobre a radiologia odontológica podem gerar dúvidas e impactar a tomada de decisão clínica. Informação de qualidade tornou-se essencial para garantir segurança nos exames e previsibilidade nos tratamentos.
Portanto, profissionais bem-informados fazem escolhas mais seguras.
Confira os mitos sobre a radiologia odontológica:
1. Ficar Atrás do Equipamento é 100% Seguro
Apenas estar atrás do aparelho não garante proteção total. Em suma, a segurança radiológica depende de protocolos rigorosos de biossegurança e uso correto de barreiras de proteção.
2. Exames Não Precisam de Laudo
O laudo do radiologista fundamenta-se para garantir a interpretação detalhada das imagens, segurança no diagnóstico e suporte ao planejamento clínico e, dessa forma, evitando falhas na conduta odontológica.
3- Grávidas Não Podem Fazer Radiografia
Com as devidas precauções e indicação clínica, gestantes podem realizar exames radiográficos odontológicos com segurança. Isso, especialmente com equipamentos modernos que minimizam a exposição à radiação.
4- O Protetor de Tireoide Deve Ser Usado em Todos os Exames
Em suma, em exames como radiografia panorâmica, telerradiografia e tomografia, o uso do protetor pode interferir na qualidade da imagem e comprometer o diagnóstico.
Desse modo, esclarecer mitos sobre a radiologia é essencial para garantir um diagnóstico seguro e confiável.
Assim, na Uniero, trabalhamos com tecnologia avançada e expertise radiológica para oferecer suporte completo ao seu planejamento clínico.